Com pioneirismo, ousadia e visão de mercado, empresa completa nove anos de fundação e amplia atuação.
A empresa mineira tem duas
frentes principais de trabalho que se complementam: coaching e mediação; e
projetos culturais. Segundo a psicóloga Júlia Ramalho Pinto, sócia-diretora da
Estação do Saber, a atuação se dá de forma pluralista e transdisciplinar.
“Com os projetos culturais nos
mantemos atualizados e trazemos temas contemporâneos para debates. Vamos
construindo um saber sobre o homem e o mundo contemporâneo e, a partir disso,
criamos produtos e serviços inovadores para atender as demandas cada vez mais
desafiadoras de desenvolver pessoas e fortalecer redes de trabalho. Ao
investigar esse contexto, tecemos um pensamento complexo, recusando-nos a
aceitar fórmulas simplistas e prontas para os problemas que surgem no processo
de desenvolvimento humano em nossa sociedade”, explica Júlia.
Projetos Culturais
Com o desafio de entender o homem
e suas relações com o mundo que o cerca, a Estação do Saber realiza diversos
projetos culturais com o objetivo de debater a sociedade contemporânea. Entre
eles está o ciclo de debates do projeto Estação Pátio Savassi, que conta com o
patrocínio do shopping Pátio Savassi e está no seu 8º ano de realização; e o
Encontro de Twitteiros Culturais de Belo Horizonte que em abril de 2013 terá
sua 11ª edição. Júlia Ramalho Pinto assina a curadoria dos projetos culturais.
Coaching e Mediação
Com este enfoque, a Estação do
Saber oferece a empresas e profissionais liberais ferramentas para contribuem
para a construção de carreiras promissoras e de ambientes de trabalho saudáveis
e prazerosos. Entre os serviços estão coaching de carreira, executivo e
de sucessão; desenvolvimento de equipes e líderes; gestores em ética e
responsabilidade social; consultoria estratégica em gestão de pessoas e
equipes. Recentemente, foi incorporado o trabalho de mediação de conflitos e
estão em andamento os projetos de formação de coach e de mediadores.
Para Júlia Ramalho Pinto, Mestre
em Administração de Empresas e coach, a utilização da mediação nas
empresas brasileiras ainda é muito nova, mas é uma forte tendência. Por isso a
opção por incluir o serviço, que é desenvolvido em parceria com a também
psicóloga e mediadora Rita Andréa Guimarães de Carvalho Pereira. “Durante os
atendimentos de coaching fui observando que a mediação de conflitos era
uma demanda implícita. Não basta o gestor trabalhar suas questões e sua forma
de agir de forma isolada, o processo é sistêmico. O que acontecia, muitas
vezes, era que outras partes envolvidas com o gestor também entravam no
processo de coaching. Agora, além desse treinamento, estamos melhorando
as relações de trabalho através da mediação”, revela Júlia.
De acordo com Rita Andréa
Guimarães, que também é psicanalista, a mediação é uma alternativa milenar,
agora institucionalizada, que contribui com a mudança de paradigma na resolução
de conflitos, permitindo, na maioria dos casos, a reestruturação das relações.
“Tendo a escuta como alternativa, a mediação possibilita aos participantes,
através da construção de narrativa, a chance de reverem suas verdades, promovendo
flexibilidade e empatia. Auxiliados pelo mediador, os colaboradores desarmam
suas resistências, verbalizando suas dificuldades, enxergando o outro e a
demanda de mediação de outra forma. A partir da mudança de padrões
comportamentais, contribui-se para uma solução satisfatória para todos”,
destaca Rita.
Saiba
mais sobre a Estação do Saber- projetos culturais no site: http://www.estacaodosaber.art.br/.
Saiba
mais sobre a Estação do Saber- Coaching e mediação no site: http://www.estacaodosaber.com/
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