Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Poemas de Fernando Pessoa inspiram exposição em Tiradentes (1/2)

Tela 'Não sou eu nem sou o outro' de Lélia Parreira.

Professora de literatura há 45 anos, a artista plástica e escritora Lélia Parreira se inspira nos versos e nas prosas para conduzir sua carreira de pintora. Não é para menos que, em sua primeira exposição no ano, ela apresente aos mineiros toda a poética de um dos grandes escritores mundiais, o poeta Fernando Pessoa.

O público pode conferir a mostra “Pintando Fernando Pessoa” entre os dias 1º e 24 de fevereiro, no Centro Cultural Yves Alves (Rua Direita, 168 – Centro), em Tiradentes (MG). A exposição, uma realização da Maison Escola de Arte, em parceria com o SESI Minas, é composta por 15 telas inspiradas em diferentes poemas do escritor português. 

Completando 13 anos na carreira como pintora, Lélia Pereira, artista que integra o Grupo Maison, explica que a razão para representar a obra de Fernando Pessoa em suas telas se deve a relevância do mesmo para a cultura mundial.

“O autor português é o mais importante poeta do século XX. Isso porque ele compreendeu a divisão do sujeito que não tem a suposta unidade, o que lhe permitiu fazer poemas futuristas, assinados por seu heterônimo Álvaro de Campos; poemas clássicos, por Ricardo Reis; poemas simples e ligados à natureza, por Alberto Caeiro. Além dos belos e profundos poemas assinados como Fernando Pessoa”, explica a artista.  

A artista

Lélia Parreira

Lélia Parreira participou de várias exposições conjuntas com o Grupo Maison e fez outras tantas individuais. Professora titular de Literatura da UFMG, é autora de sete livros, entre eles o “Exercícios de viver em palavra e cor”, também inspirado na obra de Fernando Pessoa.




Exposição: “Pintando Fernando Pessoa”
Período: 1º a 24 de fevereiro de 2013
Local: Centro Cultural Yves Alves (Rua Direita, 168 – Centro – Tiradentes /MG)
Horário de visitação: domingo a quarta-feira, 9h às 18h; de quinta-feira a sábado, 9h às 22h
Informações:(31)3261-1225
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário